dezembro 20, 2020

Mantenha o clima sempre favorável com uma boa administração de conflitos

Empresas são pessoas, e entre pessoas sempre haverá desavenças. Mas, com práticas de administração de conflitos, você evita aqueles que ameaçam a sua gestão – e pode até transformá-los em oportunidades.

É bem capaz que você tenha vivido uma situação assim: uma grande ideia veio, transformou-se em um projeto, que foi desenhado e minuciosamente planejado; o orçamento foi elaborado e aprovado, o time foi formado, está tudo lindo. Porém, justo no momento em que os trabalhos vão começar, dois integrantes-chave da equipe se desentendem, e a sintonia vai para o espaço. Você é obrigado a redesenhar tudo, reorganizar os trabalhos, redistribuir funções, etc. Dureza, não? É por isso que a administração de conflitos se tornou um assunto de primeira importância para qualquer gestão.

Mas o fato é que não tem jeito: empresas são feitas por pessoas, e pessoas terão desavenças umas com as outras, quer você queira, quer não. O pulo do gato está em resolver aquelas que podem interferir na sua gestão – e, para isso, existem uma série de práticas de administração de conflitos que são comprovadamente eficazes. Aqui falaremos sobre algumas delas.

O gestor – você – deve dar o grande exemplo

Antes de tudo, é importante que você entenda que o seu exemplo é o mais significativo. Para sua equipe, você é o centro das operações, a referência – e o ideal é que procure ser também referência no comportamento no ambiente de trabalho.

E a primeira dica diz respeito à intransigência. No mundo dos negócios, são pouquíssimos os casos em que ela é bem vinda: durante alguns processos de negociação, e olhe lá. Mas, na relação com colaboradores, clientes e fornecedores, impor um ponto de vista de forma intransigente pode causar discussões que mais atrapalham do que ajudam.

Então procure ser empático. A empatia é uma verdadeira arte: a de se colocar no lugar de uma outra pessoa. Ao fazer isso, você conseguirá compreender as razões para um comportamento que julga estranho, ou até inoportuno – e, mais importante, a pessoa que demonstra este comportamento perceberá que você não é insensível às questões dela.

Ouça sempre os dois lados

Uma administração de conflitos justa implica ouvir com atenção todos os lados envolvidos em uma questão. Antes de tomar qualquer decisão a respeito de uma contenda, chame os funcionários que a causaram para uma conversa – primeiro separada, e depois, se possível, em conjunto. Esse tipo de ação costuma estimular um comportamento mais sensato e colaborativo por parte da sua equipe.

Adote um mantra: “o lado emocional fica de lado”

Manter o autocontrole em situações críticas pode fazer com que sua equipe te respeite mais. Por isso, quando alguma discussão ríspida ocorrer, procure não se contaminar. Adote uma postura racional e deixe de lado o emocional – que pode levar ao descontrole, e à piora da situação.

Claro que isso é muito fácil de se falar e bem difícil de se fazer. Mas, tendo sempre essa questão em mente – talvez como um mantra, mesmo –, quem sabe se no momento necessário ela não te ajuda a manter a calma?

Estimule o diálogo

A grande parte dos conflitos surge por causa de interpretações diferentes sobre uma mesma questão. São propostas de solução que entram em conflito. Então, tente fazer com que as pessoas demonstrem essas interpretações de maneira serena, de preferência com base em dados mensuráveis. Tente incentivar a troca de ideias, o diálogo.

Assim, além de promover a administração de conflitos, você poderá aproveitar estas informações para elaborar, quem sabe, uma proposta intermediária. Seria o melhor dos mundos, não?

Jamais se omita

Imaginemos o exemplo acima: houve o impasse entre os dois integrantes da sua equipe. Você até interveio, ouviu as duas partes, estimulou o diálogo entre elas, mas acabou se retirando antes que o conflito fosse solucionado. Mas vai que a rusga volta com força ainda maior. É um perigo, não?

Então, procure sempre acompanhar a administração de conflitos até que eles sejam plenamente solucionados. Se for o caso, tome um partido – muitas vezes só isso resolverá o problema –, mas deixe claro quais critérios você seguiu para chegar à solução.

Aproxime-se da equipe e saiba enxergar as oportunidades

Para administrar conflitos, você precisa estar sempre próximo da sua equipe. Seja ouvindo opiniões, recebendo sugestões ou decidindo em conjunto, a colaboração é o melhor caminho para que você consiga solucionar os impasses.

Estas atitudes também fortalecerão os laços existentes entre seus colaboradores e sua empresa, e é aqui que você deve ficar o mais atento possível. Pois não são raras as vezes em que a administração de conflitos leva a mudanças significativas na cultura de uma empresa. Afinal, dessas experiências podem surgir grandes oportunidades de crescimento mútuo, o que só trará benefícios para a sua gestão.

Realize treinamentos e atividades para que o grupo possa interagir

Para colocar em prática a dica acima, uma boa ideia é promover atividades que vão além das tarefas diárias. Tipo programas ou treinamentos para que seus colaboradores possam interagir, conhecendo-se melhor e estreitando laços. Essas atividades fazem com que a confiança mútua cresça, e estimulam a empatia.

Enfim, estas são apenas algumas sugestões. O mais importante disso tudo é que você saiba que uma administração de conflitos deve sempre buscar soluções, e não culpados. Para obter sucesso na gestão de uma equipe, você precisa ser coerente, e sobretudo justo em suas atitudes. Afinal, quando as desavenças são bem administradas, não apenas o ambiente de trabalho melhora, mas oportunidades podem surgir. E você só tem a ganhar.

Fonte: Endeavor

CONTATO

E-mail: euconcilio@gmail.com
Celular: (42) 9.9926-4612